terça-feira, 25 de março de 2014

A MEDICINA CHINESA



A  Medicina Chinesa teve a sua origem na China à cerca de 5 mil anos.
É a medicina mais antiga do Mundo e a que mais tem sido praticada ao longo da história da humanidade.
O seu princípio assenta na compreensão do indivíduo como um ser energético e parte integrante do Universo (“Microcosmos dentro do Macrocosmos”) com o qual realiza trocas de energia constantemente. Se o mesmo não estiver em equilíbrio, confrontará a doença.
No nosso corpo, existem canais específicos por onde circula a energia (“Qi” em Chinês) chamados de Meridianos.
Cada Meridiano está diretamente relacionado com um órgão (Fígado, Coração, Baço, Pulmão, Rins) e podemos aceder ao seu fluxo energético através de pontos de comando específicos chamados pontos de acupuntura.
Caso exista um desequilíbrio energético num determinado órgão ou meridiano teremos o consequente aparecimento de uma patologia.
Deveremos então harmonizar a sua energia recorrendo à administração de ervas chinesas e introduzindo agulhas filiformes nos pontos de acupuntura e assim atuar concomitantemente na sintomatologia e na etiologia indo á raiz do problema, para que o mesmo não volte a surgir mesmo sob outra forma.
Na 1ª consulta, é realizada uma conversa entre o médico e o paciente e o mesmo será  examinado segundo os meios de diagnóstico da Medicina Chinesa (pulso, língua, anamnese, etc.) para que seja elaborado um diagnóstico energético e um protocolo de tratamento, com   o objectivo de harmonizar os seus desequilíbrios e assim curar a manifestação física do seu problema.
O métodos de tratamento da MC são: Acupuntura, Fitoterapia, Moxibustão, Ventosaterapia, Tui Na, Gi Gong e Dietética Chinesa.

Acupuntura   
É uma técnica indolor, que consiste na inserção de agulhas filiformes descartáveis em pontos de acupuntura. Harmoniza a circulação energética nos meridianos.









Laserpuntura (substitui a acupunctura)
Estimulação de pontos de Acupuntura através de um Laser específico. Ideal para crianças e para quem tem fobia de Agulhas.






Fitoterapia 
Administração de ervas chinesas em gotas ou comprimidos. Promove um importante aporte energético ao organismo.








Moxibustão 
Combustão de artemísia em charuto, cones ou lã em pontos ou zonas. Aquece, tonifica e desbloqueia os meridianos.











Ventosaterapia 
Aplicação de ventosas em pontos de acupuntura ou em zonas dolorosas. Drena a estase de sangue, líquidos ou de energia.






 
Tui Na 
Massagem energética chinesa. Promove a drenagem da energia nos meridianos.






Dietética Chinesa 
Para a Medicina Chinesa, os alimentos a par com a respiração são o mais importante aporte de energia para o organismo. Devem ser bem seleccionados quer na profilaxia quer no decorrer do tratamento. 








Qi Gong 
Ginástica energética medicinal chinesa. Atua na profilaxia e no tratamento de patologias.








ARTIGOS PUBLICADOS

    ...