quinta-feira, 27 de março de 2014

CASOS CLÍNICOS


Depoimentos de pacientes que recorreram à minha consulta de Medicina Chinesa.


Alergias
“Sou alérgica a ácaros, grainhas, pó, fumo e fenos. Normalmente tenho o nariz entupido todo o ano e na Primavera é-me impossível passear no jardim pois começo imediatamente a espirrar compulsivamente sem parar e tenho imensa comichão nos olhos. Fui à consulta de medicina chinesa e realizei 12 tratamentos de acupuntura ao mesmo tempo que tomei a fitoterapia chinesa. A meio do tratamento já me sentia mais imune e já praticamente não espirrava. Terminei as 12 sessões e desde então que nunca mais tive comichão nos olhos e espirros. Susana, 53 anos”  

Asma alérgica
“Desde que nasci que tenho crises de asma quando estou perto de cavalos, gatos e cães. Para além disso nunca me habituei a respirar pelo nariz mas sim pela boca. Ando sempre com a bomba da asma no bolso para quando tenho uma dessas crises. Fui à consulta de medicina chinesa e desde o primeiro tratamento de acupuntura que nunca mais tive nenhuma crise de asma. Ao fim de 8 sessões, cheguei mesmo a dormir na casa de um amigo que tinha gatos que dormiram aos pés da minha cama. Realizei 12 sessões de acupuntura e tomei a fitoterapia chinesa e já passaram 5 meses e nunca mais usei a bomba. Sinto-me muito feliz por ter podido voltar a montar a cavalo. João, 15 anos”

Cervicalgia
“Um dia, apareceu-me uma dor violenta no pescoço acompanhada de muita rigidez muscular na zona do trapézio até ao ombro, que me impossibilitava de virar a cabeça para ambos os lados. Andei 3 dias a tomar analgésicos e anti-inflamatórios sem resultado até que fui à consulta de medicina chinesa. Realizei 1 tratamento de acupuntura e 80% da dor desapareceu. Voltei à clinica dois dias depois para realizar mais um tratamento e a dor desapareceu de vez e nunca mais voltou. Patrícia, 40 anos”

Ciatalgia
“Há cerca de 6 meses, comecei a ter uma dor tipo ciática na nádega esquerda, que irradiava pela parte de trás da perna até ao dedo grande do pé. Tomei alguns anti-inflamatórios e analgésicos sem resultado até que resolvi procurar ajuda na medicina chinesa. Melhorei imenso logo na primeira sessão de acupuntura e dor desapareceu-me ao fim de 3 sessões. Realizei um ciclo de 12 sessões de tratamento e tomei fitoterapia chinesa para evitar que a dor voltasse. Já terminei os tratamentos há 8 meses e dor nunca mais voltou. Judite, 29 anos”

Cistite crónica (infecções urinárias de repetição)
“Tenho infecções urinárias de repetição. Chego a ter 5 por ano. Experimentei a acupuntura e fiz um tratamento de cerca de 3 meses. Desde que comecei o tratamento que nunca mais tive infecções urinárias. Já terminei o tratamento há cerca de 1 ano e ainda não tive nenhuma recidiva. Sandra, 38 anos”

Crises de pânico
“Há cerca de 3 meses, comecei a ter ataques de pânico acompanhados de falta de suores frios, transpiração espontânea, muitos sonhos e falta de força de vontade,. No dia em que tentei o suicídio felizmente sem resultado, concluí que precisava de ajuda. Fui à clínica de medicina chinesa, realizei os tratamentos de acupuntura e tomei as ervas chinesas. Felizmente recuperei e nunca mais tive ataques de pânico. Jorge, 45 anos”  

Depressão
“De há um ano para cá, tenho-me sentido deprimida, com crises de choro, ansiosa, triste, isolo-me das pessoas, cismo nos mesmos pensamentos, tenho falta de apetite, palpitações, insónia, medo e falta de vontade de viver. Senti que precisava de ajuda e queria que essa ajuda fosse com base em tratamentos naturais. Dirigi-me à clinica de medicina chinesa, realizei os tratamentos semanais de acupuntura e tomei a fitoterapia chinesa durante 3 meses. Continuo a realizar tratamentos de estabilização quinzenais, mas posso afirmar que sou outra pessoa. Resgatei a vontade de viver e a capacidade de sorrir para a vida. Joana, 40 anos” 

Diabetes
Há 3 anos que tenho diabetes mellitus tipo II. Tomo a medicação própria que me foi receitada pelo medico no entanto, a minha glicemia em jejum não baixa de 215/205 mg/dl. Fui à consulta de medicina chinesa e realizei os tratamentos de acupuntura e de ervas chinesas cerca de 3 meses. Neste momento o valor médio da minha glicemia em jejum é de 115 mg/dl. Deixei de sentir a pressão que sentia no rim direito, a minha visão turva melhorou, o colesterol baixou a níveis normais, já não sinto a sede exagerada que sentia e já não me sinto sempre cansado como antes. João, 56 anos” 

Entorse Joelho
“Fiz um entorse no joelho a jogar futebol. Fiquei com o joelho inchado, com falta de força e com dor na parte de trás na prega de flexão do joelho. Fui à clinica de medicina chinesa e realizei tratamentos de acupuntura. Ao fim do 1º tratamento o edema e a dor desapareceram e apenas sentia o joelho cansado. Após o 2º tratamento o cansaço também desapareceu e sentia-me praticamente recuperado. Voltei à clínica e realizei um 3º tratamento de fortalecimento. Repousei uma semana e no fim desse período realizei corrida sem sentir qualquer sintoma. Ao fim de mais uma semana voltei a jogar futebol sem limitações. Vaso, 38 anos”

Epicondilite (cotovelo de tenista)
“Há cerca de 6 meses, apareceu-me uma dor aguda no cotovelo que irradia para o punho e para o ombro, que me impede de realizar alguns movimentos. Fui à clinica de medicina chinesa e realizei 12 tratamentos e acupuntura e tomei as ervas chinesas. Ao fim do 6º tratamento, a dor começou a desaparecer aos poucos e acabou por desaparecer totalmente no 10º tratamento.  Já terminei os tratamentos há 1 ano e a dor não voltou. Pedro, 38 anos”

Esgotamento
“Nos últimos 3 meses tenho-me sentido esgotada fruto do stress do meu dia a dia. Um dia, a meio do dia de trabalho, senti um blackout pois não sabia onde estava nem o que estava a fazer. Comecei a ter crises de amnésia, apatia, medo, tristeza, falava o menos possível, sentia-me sempre cansada e com a cabeça vazia. Recorri à medicina chinesa e realizei o tratamento com acupuntura e ervas chinesas sem nunca ter deixado de trabalhar. Sinto que recuperei a memoria, a energia e elevei o meu estado de espírito e boa disposição. Paula 44 anos”

Excesso ponderal (peso)
“Sofro de alguns problemas de saúde como hipotiroidismo e fibromialgia. Tenho tendência a ganhar peso mesmo comendo muito pouco e é-me muito difícil conseguir perde-lo, nem que seja 1 kg . ..Fui à consulta de Medicina Chinesa e cumpri o programa proposto durante 3 meses. Perdi cerca de 6 Kg e diminuí 10 cm no volume da minha cintura. Fiquei muito satisfeita com o resultado e com o método utilizado pois sinto-me com mais energia e aprendi a comer de forma saudável. Ana, 41 anos”

Fibromialgia
“De há uns anos para cá que sinto dores nas articulações e por todo o corpo, sinto uma bola na garganta que me por vezes me engasga, tenho falta de força e de memória, tenho a sensação de cabeça vazia, sofro de insónia e o meu estado emocional está fragilizado pois normalmente sinto-me deprimida. Fui ao médico e foi-me diagnosticado fibromialgia. Procurei ajuda na medicina chinesa e realizei o tratamento composto por acupuntura e fitoterapia chinesa. Ao fim de 12 sessões de acupuntura (3 meses) deixei de ter dores, sinto-me com mais força e psicológica e emocionalmente mais forte. Maria, 63 anos”


Hérnia discal
“Há cerca de 2 anos, foram-me diagnosticadas duas hérnias cervicais e duas hérnias lombares. Sofria de imensas dores cervicais e lombares, cãibras e dormências nas pernas e nos braços, tensão muscular e dor na anca direita, o que impossibilitava de ter uma vida com qualidade. Recorri à medicina chinesa e em 12 sessões de acupuntura juntamente com a toma da fitoterapia chinesa desapareceu-me os sintomas. Neste momento faço a minha vida normal e voltei a ter qualidade de vida, inclusive pratico Yoga o que seria impensável há uns tempos atrás. Eduarda, 41 anos” 

Hipertiroidismo
“Sempre fui muito magro apesar de comer bem. Até há 1 mês atrás tinha 1,75m e 46Kgs. Fui à consulta de medicina chinesa onde me foi diagnosticado hipertiroidismo. Comecei a tomar as ervas chinesas e em 1 mês aumentei logo 3 kg de massa muscular. Estou a sentir-me muito bem com mais força e com melhor autoestima. Vou continuar os tratamentos até ao fim. Mauro, 15 anos”

Insónia
“Há 17 anos de sofro de insónia. Tomo comprimidos para dormir que me permitem dormir cerca de 3 horas por noite. A falta de um sono tranquilo provoca-me irritabilidade e dores de cabeça. Recorri à medicina chinesa, realizei os tratamentos de acupuntura e tomei a fitoterapia chinesa. Apenas uma semana após ter realizado o 1º tratamento já dormia 8 horas por dia. Cumpri o plano de tratamento até ao fim e hoje em dia não tomo nada e durmo cerca de 8 horas com um sono reparador. Paula, 55 anos”

Irritabilidade
“Sempre fui uma pessoa impulsiva e irritável à mínima contrariedade e nunca soube como me controlar em situações que me desagradam. Fui à consulta de medicina chinesa e realizei os tratamentos de acupuntura. Hoje sou uma pessoa completamente diferente, tranquila e com outra abordagem aos problemas e às pessoas. Pedro, 49 anos”   

Lombalgia
“Há cerca de 5 meses, comecei a sofrer de uma dor intensa na região lombar com sensação de entorpecimento, que me bloqueava os movimentos e me dificultava o dia a dia. Tomei alguns analgésicos e anti-inflamatórios que me aliviavam por alguns momentos, mas logo de seguida a dor voltava como antes. Resolvi experimentar a acupuntura e logo na primeira semana após o primeiro tratamento já me sentia outra pessoa. Realizei os 12 tratamentos e a dor desapareceu completamente. Já passaram 6 meses e a dor não voltou. Francisco, 33 anos”

Memória (falta de)
“A minha memória já não é o que era…no entanto, uma vez que continuo a trabalhar e a gerir a minha casa, senti que precisava de ajuda. Recorri à medicina chinesa e melhorei bastante a capacidade de concentração e de aceder rapidamente à minha memória, capacidade essa que pensava que já tinha perdido de vez…o meu filho anda na faculdade e também realizou os tratamentos que muito útil lhe foram na época de exames. Catarina, 45 anos” 

Menopausa
“Desde que entrei na menopausa que me sinto muito desconfortável com os sintomas adjacentes, tais como: afrontamentos, insónia, transpiração noturna, mudanças repentinas de humor, cansaço, tonturas, vertigens e dores que migram pelo corpo.
Recorri à medicina chinesa para obter melhor qualidade de vida. Desde que comecei os tratamentos de acupuntura e comecei a tomar as ervas chinesa que já não sinto praticamente nada. A minha qualidade de vida e autoestima enquanto mulher melhorou incomparavelmente. Rute, 50 anos”

Obstipação crónica
“Tenho obstipação crónica praticamente desde que nasci. Tomei todo o tipo de chás para o efeito sem resultado. Procurei a medicina chinesa e realizei o tratamento proposto. Logo no 1º dia os meus intestinos começaram a funcionar. Terminei os tratamentos há cerca de 2 meses e continuo regulada pois vou todos os dias e por vezes duas vezes por dia à casa de banho. Joana, 27 anos”

Rinite alérgica
“Sofro de rinite alérgica há cerca de 5 anos. Durante todo o ano tenho sempre um pingo no nariz e uma pressão nas fontes e por cima das sobrancelhas. Na Primavera os sintomas pioram e tenho crises de espirros de 30 minutos seguidos e a pressão passa a forte dor de cabeça. A acupuntura e as ervas chinesas melhoraram substancialmente a minha condição física. Sinto a cabeça aliviada, a pressão passou e já não me lembro quando espirrei pela ultima vez. Hoje vivo no campo e posso disfrutar das flores meu jardim. Pedro, 50 anos”  

Sinusite
“Desde sempre que sofro de sinusite e de anosmia que me levam a ter fortes dores de cabeça. Procurei a medicina chinesa no sentido de encontrar uma solução permanente. Realizei os programa proposto e neste momento, para além de já conseguir respirar pelo nariz, nunca mais voltei a ter aquelas fortes dores de cabeça e o olhos congestionados. Paula, 46 anos”

Tabagismo
“Fumava cerca de maço e meio de cigarros por dia. Tentei várias vezes deixar de fumar sem sucesso pois mais cedo ou mais tarde voltava a fumar. Apareceu-me um problema sério de saúde e fui intimada pelos médicos a deixar de fumar, pois estava a colocar a minha vida em risco. Procurei ajuda na medicina chinesa e realizei o tratamento antitabagismo. Deixei de fumar em 1 mês e meio e já passou 1 ano e não voltei a pegar num cigarro. Hoje em dia o fumo dos outros fumadores faz-me confusão e não sinto a falta de fumar um cigarro. Margarida, 35 anos” 

Tendinite
“Comecei a sentir dor na parte interna do joelho esquerdo quando descia escadas. Fiz uma ecografia e acusou uma pequena ruptura do ligamento interno do joelho esquerdo. Realizei 3 tratamentos de acupuntura e a dor desapareceu. Continuei os tratamentos até ao 12º, voltei a repetir a ecografia e a tendinite tinha desaparecido. Teresa, 62 anos”

ARTIGOS PUBLICADOS

    ...